8A Madeira

O blog 8A Madeira assume-se como um blog de divulgação dos trabalhos de pesquisa levados a cabo pelos alunos da turma A do 8º Ano da Escola Básica e Secundária Dª Lucinda Andrade, em São Vicente, Ilha da Madeira na aula de SMS- Madeira. É um espaço de partilha e divulgação de ideias aberto à comunidade escolar local e global.

18 de janeiro de 2007

Concelho de São Vicente


Não se sabe ao certo quando começou o povoamento da encosta norte da ilha. As dificuldades de penetração, por via marítima e terrestre, terão sido factor de ponderação para os possíveis interessados e actuaram, de certeza, como entrave à sua humanização.Assim sendo, não se sabe ao certo onde começou a edificação da primeira Vila, resultante da determinação do alvará de 1744 que criou o concelho. É muito provável que ela tenha sido traçada na margem esquerda da Ribeira, local abrigado do olhar cobiçoso vindo do mar, onde desde o século XV se assentara a nova igreja.São Vicente foi, desde o século XV, o principal e mais importante núcleo de povoamento do norte da Madeira, que acompanhou o lento progresso desta vertente norte. Somente em 1745 com o exercício pleno do município de São Vicente, o norte tem direito ao registo documental das suas preocupações e realidade quotidiana, quando trazidas à tribuna do senado da câmara.Hoje, o concelho de São Vicente apresenta-se dividido em 3 freguesias que correspondem a 7 paróquias. As novas paróquias que se seguiram são o testemunho do progresso do concelho.


Actividades económicas: Agricultura (vinha), comércio, serviços, indústria (hoteleira, construção civil, panificação, turismo, extracção de inertes, vinícola, artefactos de cimento, móveis, transformação de madeira, serralharia).
Festas e Romarias: São Vicente (24 a 31 de Agosto), Nossa Senhora do Rosário (1.º domingo de Outubro), Nossa Senhora da Saúde (1.º domingo de Agosto – Lameiros) e Nossa Senhora da Paz (último domingo de Julho - Feiteiras).
Património: Capelinha do Calhau, Capelinha do Pico da Cova, Capelinha do Livramento (Feiteiras) e Igreja matriz.
Outros Locais: Jardim de Plantas Indígenas, Grutas Naturais de São Vicente e Centro de Vulcanismo, Lombo Garcês, Caramujo, Chão dos Louros, Bica da Cana, Encumeada, Pico da Cova, Fajã de Cima, Miradouro da Encumeada, Turismo de Habitação (Casa da Piedade, solar da Bica e Casa do Lanço).
Gastronomia: Espetada, carne de vinho e alhos, cuscuz, caldo da romaria, bolo de mel, linguiça, poncha, sopas de trigo e de couve, inhame branco, arroz de lapas, caramujos, lapas grelhadas, pão caseiro, semilha, vinho da região.
Artesanato: Tecelagem, ferreiro, bordados, cestaria de vime, latoeiro, artes plásticas e sapateiro.
Colectividades: Centro Social Cultural e Paroquial de São Vicente, Casa do Povo de São Vicente, Valour Futebol Clube A.C.R.D. do Rosário, Futebol Clube dos Praticantes, Casa da Cultura de São Vicente, Grupo Coral de São Vicente, Associação Cultural e Desportiva de São Vicente, Clube Naval de São Vicente, Associação de tiro e Caça de São Vicente, Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira e Associação para o Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira.
Orago: São Vicente.

Retirado do site: http://www.svicente.com


Recolha efectuada por: berg bmx e astrónomo

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial